Aliança Nacional LGBTI+ e Rede GayLatino lançam Novo Manual de Comunicação LGBTI+

Aliança Nacional LGBTI+ e Rede GayLatino lançam Novo Manual de Comunicação LGBTI+

Be first to like this.

Aliança Nacional LGBTI+ e Rede GayLatino lançam Novo Manual de Comunicação LGBTI+ destinado aos meios de comunicação, jornalistas e estudantes da área com a proposta “Substitua preconceito por informação correta!”.

O objetivo é contribuir na diminuição de preconceitos e estigmas e colaborar para o melhor entendimento de termos que são recorrentes entre a população LGBTI+, mas que podem não ser usuais no dia a dia de profissionais e estudantes da comunicação, a fim de contribuir para um jornalismo inclusivo.

A primeira parte do manual contém definições, conceitos e fenômenos acerca das pessoas LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais e outras identidades de gênero e sexualidade não contempladas na atual sigla adotada, representadas pelo “+”). Em seguida, o manual traz alguns dos principais pontos históricos envolvendo a população LGBTI+, inclusive os avanços mais recentes em termos de reconhecimento dos direitos desta população no Brasil e no mundo, bem como considerações sobre as lacunas ainda existentes para que alcance a cidadania plena.

 

Para baixar o manual, clique aqui.

 

O novo manual também informa sobre termos a serem evitados em comunicações sobre o tema LGBTI+, assim como pautas que podem ser de interesse de profissionais dessa área. Foram aproximadamente 300 sugestões e colaborações de especialistas, militantes, ativistas, associados das organizações envolvidas, autoridades públicas, professores, estudantes e profissionais da Comunicação, através de uma consulta pública com duração de dois meses.

Inspirado em manuais de comunicação LGBTI+ de organizações como a SOMOSGAY (Paraguai), a Colômbia Diversa (Colômbia), a GLAAD (Estados Unidos) e a ABGLT (Brasil), esta é uma obra que procura ser sucinta e fornecer informações práticas para consultas rápidas e eventuais sugestões de melhoria, inclusão ou exclusão de texto, bem como críticas, podem ser encaminhadas para o e-mail aliancalgbti@gmail.com para análise pelo Grupo de Trabalho e incorporação nas próximas edições.

 

Lançamentos confirmados:

Quantcast