masculinidade
masculinidade

PM do Paraná exclui termo ‘masculinidade’ de edital após polêmica

O termo masculinidade foi excluído do edital do concurso público da Polícia Militar do Paraná (PM-PR). Após grande repercussão, a PM publicou nesta segunda, 13, retificação do edital para concurso público, que tem 16 vagas para cadete, trocando o termo “masculinidade” por “enfrentamento”.

De acordo com o portal G1 do Paraná, a corporação informou que faria a substituição do termo no edital e também da descrição referente ao termo. Em nota, o que foi retirado foi o trecho “tampouco demonstrar interesse em histórias românticas e de amor”. A primeira parte da descrição foi mantida no edital. O termo “enfrentamento” é definido na retificação como “capacidade de o indivíduo em não se impressionar com cenas violentas, suportar vulgaridades e de não se emocionar facilmente”.

masculinidade

Em nota, a PM diz que, em nenhum momento, tem adotado posturas sexistas, discriminatórios e machistas e destacou que depois de 164 anos de instituição tem uma mulher no comando, a coronel Audilene Rocha, e lembra que o edital foi “aprovado e validado pela comissão que avalia os instrumentos de avaliação existentes no mercado. O autor reforçou também que o Conselho Federal de Psicologia (CFP) jamais validaria o teste caso ele fosse discriminatório e se não atendesse todos os requisitos de respeito à dignidade da pessoa humana. O autor informou ainda que o mesmo instrumento já foi utilizado em outras instituições de segurança pública”.

O edital divulgado na última quinta-feira (9) foi alvo de nota de repúdio da Aliança Nacional LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Intersexuais) e do Grupo Dignidade. As entidades pediram a anulação do edital e afirmam que a exigência de “masculinidade” desconsidera a possibilidade de mulheres se candidatarem às vagas ou quer que elas tenham características masculinas, o que consideram discriminatório.

Qual sua opinião sobre esse edital? Você se submeteria a esse concurso? Deixe um comentário.