Quantcast
PM do Paraná exclui termo ‘masculinidade’ de edital após polêmica Web

PM do Paraná exclui termo ‘masculinidade’ de edital após polêmica

Written by Marcio Rolim on August 14, 2018
Be first to like this.

O termo masculinidade foi excluído do edital do concurso público da Polícia Militar do Paraná (PM-PR). Após grande repercussão, a PM publicou nesta segunda, 13, retificação do edital para concurso público, que tem 16 vagas para cadete, trocando o termo “masculinidade” por “enfrentamento”.

De acordo com o portal G1 do Paraná, a corporação informou que faria a substituição do termo no edital e também da descrição referente ao termo. Em nota, o que foi retirado foi o trecho “tampouco demonstrar interesse em histórias românticas e de amor”. A primeira parte da descrição foi mantida no edital. O termo “enfrentamento” é definido na retificação como “capacidade de o indivíduo em não se impressionar com cenas violentas, suportar vulgaridades e de não se emocionar facilmente”.

masculinidade

Em nota, a PM diz que, em nenhum momento, tem adotado posturas sexistas, discriminatórios e machistas e destacou que depois de 164 anos de instituição tem uma mulher no comando, a coronel Audilene Rocha, e lembra que o edital foi “aprovado e validado pela comissão que avalia os instrumentos de avaliação existentes no mercado. O autor reforçou também que o Conselho Federal de Psicologia (CFP) jamais validaria o teste caso ele fosse discriminatório e se não atendesse todos os requisitos de respeito à dignidade da pessoa humana. O autor informou ainda que o mesmo instrumento já foi utilizado em outras instituições de segurança pública”.

O edital divulgado na última quinta-feira (9) foi alvo de nota de repúdio da Aliança Nacional LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Intersexuais) e do Grupo Dignidade. As entidades pediram a anulação do edital e afirmam que a exigência de “masculinidade” desconsidera a possibilidade de mulheres se candidatarem às vagas ou quer que elas tenham características masculinas, o que consideram discriminatório.

Qual sua opinião sobre esse edital? Você se submeteria a esse concurso? Deixe um comentário.

Read more stories by just signing up

or Download the App to read the latest stories

Already a member? Log in
Português
  • English
  • Français
  • Español
  • ไทย
  • 繁體中文