Quantcast
Natal promoverá primeira doação de sangue coletiva LGBTQ+ do Brasil Escolhas do Editor

Natal promoverá primeira doação de sangue coletiva LGBTQ+ do Brasil

Written by Marcio Rolim on August 29, 2019
Be first to like this.

Natal promoverá primeira doação de sangue coletiva LGBT do Brasil no próximo sábado (31). A capital potiguar irá comemorar o Dia D de Doação de Sangue LGBTQ+, promovido pelo Coletivo LGBT+ Leilane Assunção. A campanha “Doação sem Discriminação” receberá doações de sangue que serão entregues ao Hemocentro Daltron Cunha.

Assim, a comunidade LGBTQ+ do estado será a primeira do Brasil a realizar uma ação do tipo. Isso se tornou possível graças a uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, que passou a permitir a coleta de sangue independente da orientação sexual.

Doação de sangue sem discriminação

Segundo Paulo Silva, integrante do coletivo, o evento representa um passo importante na luta contra a LGBTfobia no Brasil. “Como LGBT+, sinto-me feliz em poder ajudar o próximo e exercer o meu direito de não ser, necessariamente, igual aos demais; seja em aspectos de raça, etnia, religião e, principalmente, de orientação sexual. Infelizmente no Brasil, há algo que costumo chamar de discriminação institucional, que por muitas vezes é praticada pelo próprio Estado. Em relação ao caso da doação, apesar dos baixos estoques nos bancos de sangue ainda impedem doadores como eu por pura discriminação”, falou.

Natal promoverá primeira doação de sangue coletiva
(Andegro4ka/iStock)

Segundo matéria da Super Interessante de maio deste ano, o Brasil desperdiça 18 milhões de sangue ao ano por preconceito, pois o Ministério da Saúde considera que os candidatos à doação que admitirem transar com homens são “temporariamente inaptos”, porque têm mais chances de terem uma doença infecciosa e de seus exames apresentarem resultados negativos, mesmo sendo portadores de algum vírus.

O Dia D da Primeira doação de sangue Coletiva do Brasil acontecerá no Hemocentro Dalton Cunha, na Zona Leste de Natal, a partir das 9h.

Essa é uma iniciativa que deve ser seguida em outras capitais do país, em breve, e o sangue LGB T poderá salva muito mais vidas.

Razões para Acreditar

Read more stories by just signing up

or Download the App to read the latest stories

Already a member? Log in
Português
  • English
  • Français
  • Español
  • ไทย
  • 繁體中文