Natal promoverá primeira doação de sangue coletiva LGBTQ+ do Brasil
Escolhas do Editor

Natal promoverá primeira doação de sangue coletiva LGBTQ+ do Brasil

Written by Marcio Rolim on August 29, 2019
Be first to like this.

Natal promoverá primeira doação de sangue coletiva LGBT do Brasil no próximo sábado (31). A capital potiguar irá comemorar o Dia D de Doação de Sangue LGBTQ+, promovido pelo Coletivo LGBT+ Leilane Assunção. A campanha “Doação sem Discriminação” receberá doações de sangue que serão entregues ao Hemocentro Daltron Cunha.

Assim, a comunidade LGBTQ+ do estado será a primeira do Brasil a realizar uma ação do tipo. Isso se tornou possível graças a uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, que passou a permitir a coleta de sangue independente da orientação sexual.

Doação de sangue sem discriminação

Segundo Paulo Silva, integrante do coletivo, o evento representa um passo importante na luta contra a LGBTfobia no Brasil. “Como LGBT+, sinto-me feliz em poder ajudar o próximo e exercer o meu direito de não ser, necessariamente, igual aos demais; seja em aspectos de raça, etnia, religião e, principalmente, de orientação sexual. Infelizmente no Brasil, há algo que costumo chamar de discriminação institucional, que por muitas vezes é praticada pelo próprio Estado. Em relação ao caso da doação, apesar dos baixos estoques nos bancos de sangue ainda impedem doadores como eu por pura discriminação”, falou.

(Andegro4ka/iStock)

Segundo matéria da Super Interessante de maio deste ano, o Brasil desperdiça 18 milhões de sangue ao ano por preconceito, pois o Ministério da Saúde considera que os candidatos à doação que admitirem transar com homens são “temporariamente inaptos”, porque têm mais chances de terem uma doença infecciosa e de seus exames apresentarem resultados negativos, mesmo sendo portadores de algum vírus.

O Dia D da Primeira doação de sangue Coletiva do Brasil acontecerá no Hemocentro Dalton Cunha, na Zona Leste de Natal, a partir das 9h.

Essa é uma iniciativa que deve ser seguida em outras capitais do país, em breve, e o sangue LGB T poderá salva muito mais vidas.

Razões para Acreditar

Read more stories by just signing up

or Download the App to read the latest stories

Already a member? Log in
Quantcast