Novas infecções
Novas infecções

Novas infecções por HIV ocorrem em sua maioria entre pessoas do sexo masculino

Novas infecções por HIV ocorrem em sua maioria entre pessoas do sexo masculino, é o que dizem os novos dados divulgados pelo Ministério da Saúde que apontam que pelo menos 73% das novas infecções de HIV ocorrem no sexo masculino, sendo que 70% dos casos entre homens estão na faixa de 15 a 39 anos.

O ministério informou ainda que a partir de janeiro, também haverá na rede pública a oferta do autoteste de HIV para populações-chave. Serão distribuídas 400 mil unidades deste tipo de teste, inicialmente como um projeto piloto nas cidades de São Paulo, Santos, Piracicaba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Manaus.

 

LEIA TAMBÉM | Futuro ministro diz não acreditar em campanhas de prevenção contra o HIV

 

Atualmente, o autoteste de HIV já é vendido nas farmácias privadas do país, mas os resultados não podem ser utilizados para o diagnóstico definitivo. O Ministério da Saúde orienta que em caso de teste positivo o usuário busque o serviço de saúde para testes complementares.

Nas caixas de autoteste distribuído pelo SUS, haverá um número 0800 do fabricante para tirar dúvidas e dar orientações aos usuários. Este serviço funcionará 24 horas e 7 dias por semana. Além disso, o usuário pode tirar dúvidas pelo Disque Saúde 136 neste site do governo.

A prevenção ainda é a melhor forma de combater novos casos de infecção por HIV. Faça seu teste, procure uma forma de se prevenir adequada para sua vida e proteja você e seus parceiros.