Parada LGBTI reúne quase 10 mil em caminhada pelas ruas de Londrina

Parada LGBTI reúne quase 10 mil em caminhada pelas ruas de Londrina

Be first to like this.

Apesar de uma semana de calor, o domingo repentinamente esfriou e teve até chuva. Mas isso não foi o suficiente para afastar as quase 10 mil pessoas presentes no calçadão de Londrina para uma das maiores manifestações já vistas na cidade.

Com o dobro de participantes do ano anterior, a segunda versão da parada mobilizou não apenas pessoas LGBTI da cidade, mas como diversos visitantes de outros Estados que lotaram os hotéis de Londrina. O tema não poderia ser mais pertinente: “Somos família e seremos família”, visto que a discussão sobre o que é família de fato tem sido acalorada por bancadas religiosas no Congresso.

LEIA TAMBÉM | Casamento coletivo une 8 casais em Londrina

O tema sugerido para esse ano permite dois desdobramentos. O primeiro é a importância da instituição família para a pessoa LGBT e de que forma ela interfere na construção da identidade dessa pessoa. “A família é um suporte para as pessoas se sentirem fortalecidas e vencerem as barreiras do preconceito em outros ambientes sociais”, destacou Mariana Valle, do Movimento Construção, um dos organizadores do evento.

Por outro lado, é possível discutir as diversas nuances de família e propor uma reflexão sobre o que se entende por família. “Uma família afetiva também é uma família. Seja uma família de duas mulheres, dois homens, de avós e netos, todas são famílias, algumas pessoas que têm uma posição diferente da nossa tende a não entender a gente enquanto família”, observou Valle.

Confira fotos da 2ª Parada LGBTI de Londrina

A drag Melissa Starr que apresenta a parada desde o ano passado militou em seu discurso sobre a importância de não se associar pessoas LGBTI a pedófilos ou promiscuidade: “Gays, lésbicas, trans também trazem amor e alegria, nós também temos família. Todo mundo conhece um gay, uma lésbica ou tem um dentro da sua própria família”, disse. Antes do fim da tarde, o Zerão já estava lotado para assistir aos shows em uma estrutura com palco, iluminação e telão onde DJs e drags fizeram a festa para os manifestantes.

O Hornet esteve presente em toda a caminhada e durante o show fazendo distribuição de brindes e apoiou o evento desde a semana de discussões e debates.

Related Stories

Romance “Armário Vazio Não Para em Pé” traz narrativa baseada em closes, corres e fatos verídicos
J.K. Rowling e transfobia: por que a escritora de Harry Potter tem sido cancelada?
Musical "Naked Boys Singing!" segue temporada no Rio de Janeiro
Quantcast