Parada LGBTI reúne quase 10 mil
Parada LGBTI reúne quase 10 mil

Parada LGBTI reúne quase 10 mil em caminhada pelas ruas de Londrina

Apesar de uma semana de calor, o domingo repentinamente esfriou e teve até chuva. Mas isso não foi o suficiente para afastar as quase 10 mil pessoas presentes no calçadão de Londrina para uma das maiores manifestações já vistas na cidade.

Com o dobro de participantes do ano anterior, a segunda versão da parada mobilizou não apenas pessoas LGBTI da cidade, mas como diversos visitantes de outros Estados que lotaram os hotéis de Londrina. O tema não poderia ser mais pertinente: “Somos família e seremos família”, visto que a discussão sobre o que é família de fato tem sido acalorada por bancadas religiosas no Congresso.

LEIA TAMBÉM | Casamento coletivo une 8 casais em Londrina

O tema sugerido para esse ano permite dois desdobramentos. O primeiro é a importância da instituição família para a pessoa LGBT e de que forma ela interfere na construção da identidade dessa pessoa. “A família é um suporte para as pessoas se sentirem fortalecidas e vencerem as barreiras do preconceito em outros ambientes sociais”, destacou Mariana Valle, do Movimento Construção, um dos organizadores do evento.

Por outro lado, é possível discutir as diversas nuances de família e propor uma reflexão sobre o que se entende por família. “Uma família afetiva também é uma família. Seja uma família de duas mulheres, dois homens, de avós e netos, todas são famílias, algumas pessoas que têm uma posição diferente da nossa tende a não entender a gente enquanto família”, observou Valle.

Confira fotos da 2ª Parada LGBTI de Londrina

A drag Melissa Starr que apresenta a parada desde o ano passado militou em seu discurso sobre a importância de não se associar pessoas LGBTI a pedófilos ou promiscuidade: “Gays, lésbicas, trans também trazem amor e alegria, nós também temos família. Todo mundo conhece um gay, uma lésbica ou tem um dentro da sua própria família”, disse. Antes do fim da tarde, o Zerão já estava lotado para assistir aos shows em uma estrutura com palco, iluminação e telão onde DJs e drags fizeram a festa para os manifestantes.

O Hornet esteve presente em toda a caminhada e durante o show fazendo distribuição de brindes e apoiou o evento desde a semana de discussões e debates.

Comments are closed.