Pênis saudável
Pênis saudável

Pênis saudável: confira cinco dicas de higiene que ajudam a manter as doenças longe do seu pau

This post is also available in: Español

Para se ter um pênis saudável é preciso seguir regras básicas de higiene diária. O pênis pode ser afetado por todo tipo de doenças: inflamatórias, infecciosas, traumáticas, tumorais, congênitas e hereditárias; gerando alterações estruturais ou funcionais, as quais podem ocasionar dificuldades em suas funções normais de urinar e manter relações sexuais. Muitas dessas doenças ocorrem principalmente por falta de higiene. Será que você está cuidando bem do seu amigão?

 

Confira 5 dicas para garantir a higiene correta do seu pênis e evitar problemas futuros. As dicas são do site Tua Saúde:

 

  1. Enxugar o pênis depois de urinar

Embora muitos homens pensem que não é preciso enxugar o pênis, isto não é verdade, pois a umidade e restos de urina que ficam podem conduzir ao surgimento de fungos.

 

  1. Lavar adequadamente o pênis no banho

Para lavar adequadamente, deve retrair o prepúcio que é a pele que recobre a glande do pênis, lavando em seguida com sabonete íntimo com com pH entre 5 e 6, que deve ser removido com água abundante. É importante remover todas as secreções brancas, que são naturalmente produzidas pelo pênis, lavando todos os cantos, dobras a glande do órgão sexual.  Esta lavagem deve ser feita uma vez por dia, durante o banho o pênis deve ser limpo adequadamente e com especial cuidado, de forma a evitar odores desagradáveis ou o surgimento de infecções por fungos ou bactérias.

Pênis saudável
Foto: Shutterstock
  1. Lavar o pênis depois da relação sexual

Depois de toda a relação sexual, o órgão sexual deve ser lavado adequadamente para garantir a remoção dos resíduos de esperma e outras secreções. Além disso, esta lavagem também é muito importante para remover os resíduos de lubrificante do preservativo ou que possa ter sido utilizado durante a relação sexual.

  1. Trocar de cueca sempre que necessário

Para manter uma boa higiene, é importante tocar de cueca após atividades físicas, relações sexuais e após o banho. Além disso, as cuecas devem ser sempre de algodão, pois os materiais sintéticos dificultam a transpiração da pele e aumentam acumulo de suor, o que aumenta o risco de infecções ou doenças no pênis.

  1. Dormir sem roupa interior

Dormir sem roupa interior evita o surgimento de fungos ou infecções, pois desta forma evita o acumulo de umidade, mantendo a pele seca e refrescada. Além disso, o uso de roupa interior durante a noite pode potenciar o aumento da temperatura nos testículos, o que pode prejudicar a qualidade do esperma.

A falta de higiene, além de potenciar o surgimento de odores desagradáveis ou de infecções por fungos ou bactérias, pode também aumentar o risco de inflamações no pênis como a balanite, que provoca sintomas desagradáveis como coceira, dor, calor, vermelhidão, corrimento amarelado ou ardência no pênis.

Agora é só seguir as dicas e manter seu amigo sempre saudável.

Comments are closed.