PrEP genérico chega ao Brasil e será disponibilizado em farmácias fora do SUS

PrEP genérico chega ao Brasil e será disponibilizado em farmácias fora do SUS

Be first to like this.

PrEP genérico chega às farmácias brasileiras no combate e prevenção ao HIV que apresenta o número anual de casos diminuído no Brasil desde 2013, quando atingiu 42.934 casos. Em 2018, foram registrados 37.161 casos, segundo dados do Boletim Epidemiológico de HIV/Aids 2019, do Ministério da Saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda, desde 2012, a oferta da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), além de outros métodos de prevenção combinada. A PrEP consiste no uso de medicamento anti-HIV de forma programada para evitar uma infecção pelo vírus, com uso diário e contínuo do remédio.

A Blanver passa a disponibilizar o primeiro medicamento genérico em redes particulares, que até então, era apenas oferecido pelo SUS. Até o final de março, as lojas da Drogaria São Paulo no Estado de São Paulo terão exclusividade na venda.

O lançamento está disponível por R$ 150,00 (o frasco com 30 comprimidos) – metade do preço da medicação referência. Após o período de exclusividade, a comercialização se estenderá a outras redes de farmácias.

Para Jairo Alves, Gerente Executivo Comercial do Grupo DPSP, o segmento tem mudado, tanto como prevenção, quanto conveniência. “É perceptível que a população está mais preocupada com a saúde.

A PrEP é primeiro genérico para prevenção do HIV, e reforça portfólio de remédios inovadores e exclusivos no País, e permitirá, ainda, que usuário encontre o produto com maior facilidade e conveniência em virtude da capilaridade da rede e do horário de conveniência. Além disso, o Brasil foi pioneiro na América Latina ao adotar a terapia como política de saúde, e, com a venda na rede, colaboramos com a ampliação da iniciativa para todo o território nacional”, finaliza.

A Profilaxia Pré-Exposição não protege contra outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) e gravidez. Por isso, é importante que o paciente conheça e utilize outros métodos preventivos, como preservativos, também disponíveis gratuitamente nos serviços de saúde.

Quantcast