México implementará em breve primeiro programa de PrEP do país

This post is also available in: English Español

Esta semana, no International AIDS Conference 2018, que está acontecendo em Amsterdã, foi apresentada a ImPrEP project. Trata-se de um programa de implementação da PrEP que foi lançado no Brasil e começará agora no Peru e no México, servindo como um passo preliminar para o lançamento de serviços abrangentes de PrEP em ambos os países.

O objetivo da implementação da PrEP no México e no Peru é a redução nos casos de HIV entre homens que fazem sexo com homens (HSH) e mulheres trans através da inclusão da pílula de um dia como método de prevenção do HIV. A ImPrEP quer garantir o acesso contínuo à PrEP em todo o México, Peru e Brasil.

prep en México prep in Mexico imprep 2
Hamid Vega, coordenador do Programa de Saúde das Clínicas Especializadas Condesa na Cidade do México

Este estudo da PrEP começa com 7.500 participantes: 3.000 no Brasil, 3.000 no México e 1.500 no Peru. Todos os participantes receberão serviços abrangentes de prevenção ao HIV, medicação oral diária com PrEP, avaliações de sua ingestão e adesão à PrEP por meio de autorrelato, dados de dispensação de farmácia, medição dos níveis sanguíneos e diagnóstico de IST.

Este é o primeiro estudo de PrEP no México, e está planejado para começar nas próximas semanas. Os canais através dos quais você pode participar para obter a PrEP no México são os Condesa Specialized Clinic e através da ONG Inspira AC.

“Neste momento, há uma lista de espera. Uma vez iniciada a implementação, será agendada uma consulta para verificar se os participantes preenchem os requisitos necessários. Nessa consulta, uma entrevista e uma consulta médica serão realizadas e amostras de sangue serão coletadas. Após os resultados e nos casos que são elegíveis, a medicação será dada”, diz Aaron Rojas, coordenador da Inspira AC. “Se o participante não for elegível para a PrEP, forneceremos informações sobre outros métodos de prevenção.”

A partir dessa colaboração entre o Brasil, o México e o Peru, os resultados do projeto ImPrEP serão usados para criar estratégias de programas adicionais de PrEP com o objetivo de reduzir os casos de HIV entre as populações mais em risco.

Você está em PrEP? Deixe um comentário.