Quantcast
Programa Municipal de DST/AIDS fará testagem rápida de HIV durante campeonato de futebol LGBT HIV

Programa Municipal de DST/AIDS fará testagem rápida de HIV durante campeonato de futebol LGBT

Written by Hornet User on May 21, 2018
Be first to like this.

O Programa Municipal de DST/AIDS (PM DST/AIDS), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, realizará ação de testagem rápida de HIV na próxima sexta-feira (1º) durante campeonato de futebol LGBT. A competição é promovida pelo Hornet, a maior rede social gay do mundo.

Este é o segundo ano da competição, que pretende reunir cerca de 2.000 pessoas em uma arena de eventos na Lapa, na zona oeste da capital paulista. “A população LGBT é uma das mais vulneráveis à infecção pelo HIV, principalmente os gays, homens que fazem sexo com homens e pessoas trans”, diz Cristina Abbate, coordenadora do PM DST/AIDS. “Estar nesse evento é apoiar a diversidade, oferecer mais uma oportunidade de local para testagem, de distribuir camisinhas gratuitas e de deixar a prevenção mais próxima às pessoas”, finaliza.

Os testes são de coleta de fluido oral, sem a necessidade de sangue, e também de metodologia rápida, com resultados em apenas 20 minutos. Para realizar o exame, é preciso preencher um breve cadastro, fazer a coleta e aguardar pela resposta, dada por um profissional da saúde em uma sala isolada. Todo o processo é sigiloso, gratuito e seguro.

A atividade de testagem acontecerá na unidade móvel do programa, que vai oferecer ainda preservativos gratuitos e gel lubrificante. Os profissionais também orientarão o público sobre prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

 

Prevenção na Pré-Parada

 Essa ação de testagem na Taça Hornet faz parte da programação das ações de prevenção do PM DST/Aids Pré-Parada LGBT.

Um dia antes ao campeonato, a unidade móvel do programa estará no Vale (Parque) do Anhangabaú, no centro da cidade, também oferecendo camisinhas gratuitas, informações de prevenção e testes rápidos de HIV durante a 18ª Feira do Orgulho LGBT, realizada pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBTSP). A atividade acontecerá das 10h às 16h.

Nessa semana, banners com mensagens de prevenção às ISTs/Aids também serão instalados na avenida Paulista. São temas como os preservativos gratuitos, as Profilaxias Pós e Pré-Exposição ao HIV e a Prevenção Combinada ao vírus. Todas essas formas de prevenção estão disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) da capital paulista. Há ainda um painel sobre a pesquisa “A Hora É Agora-SP” (ahoraeagora.org/sp), que está distribuindo autotestes de HIV na cidade de São Paulo para homens gays e HSHs, maiores de 18 anos e moradores da capital paulista.

O Programa de DST/AIDS da capital também firmou parcerias com estabelecimentos estratégicos para a distribuição de preservativos nesses ambientes, bem como divulgação de materiais de comunicação sobre os autotestes gratuitos de HIV da pesquisa “A Hora É Agora-SP”. Em partes desses locais acontecem festas temáticas da Parada e a maior parte dos frequentadores é o público-chave das ações.

Na 22ª Parada do Orgulho LGBT, agentes de prevenção do PM DST/AIDS farão a distribuição de camisinhas gratuitas, bem como conversarão com o público sobre formas de prevenção às ISTs/AIDS. Esta ação acontecerá das 10h às 17h, na avenida Paulista.

O órgão terá ainda três tendas instaladas em frente aos parques Trianon e Mário Covas e ao Conjunto Nacional. Acima de cada tenda haverá testeiras e blimps (balões infláveis) que indicam a presença do programa de DST/AIDS no local.

Read more stories by just signing up

or Download the App to read the latest stories

Already a member? Log in
Português
  • English
  • Français
  • Español
  • ไทย
  • 繁體中文