Quantcast
Próstata: conheça cuidados e prevenção com esse órgão vital para o homem Sexo

Próstata: conheça cuidados e prevenção com esse órgão vital para o homem

Written by Marcio Rolim on March 29, 2019
Be first to like this.

Próstata é uma glândula sexual masculina, situada em torno da porção inicial da uretra, que, junto com as vesículas seminais, produz o líquido espermático.  As doenças relacionadas à próstata podem aparecer em qualquer fase da vida, sendo as principais o câncer de próstata, a prostatite e a hiperplasia benigna da próstata.

O aumento da próstata é a alteração mais comum, e o câncer a situação mais grave, sendo mais frequente em homens com mais de 50 anos de idade, e por isso, é importante fazer exames regularmente a partir dos 45-50 anos para identificar precocemente problemas na próstata e alcançar a cura.

próstata
Ilustração: www.tuasaude.com.br

Essa glândula começa a se desenvolver, aumentando de tamanho, durante a adolescência, devido a ação da testosterona, até chegar ao seu tamanho médio, que é de aproximadamente 3-4cm na base, 4-6 na parte céfalo-caudal, e 2-3 na parte ântero-posterior.

A próstata está localizada entre a bexiga e a pélvis do homem, estando à frente do reto, que é a porção final do intestino, e, por isso, é possível sentir a próstata através do exame de toque retal, realizado pelo médico. A função da próstata no organismo é produzir parte do líquido que forma o esperma, ajudando a alimentar e proteger os espermatozoides.

Doenças mais comuns da próstata

As principais alterações da próstata a hiperplasia benigna da próstata, a prostatite e o câncer que podem ser causadas devido a herança genética, alterações hormonais ou infecções de vírus ou bactérias. O portal Tua Saúde listou os principais de sintomas que podem despertar alerta de problemas prostáticos:

1. Dificuldade para começar a urinar

2. Jato de urina muito fraco

3. Vontade frequente para urinar, mesmo de noite

4. Sensação bexiga cheia, mesmo depois de ter urinado

5. Presença de gotas de urina na cueca

6. Impotência ou dificuldade para manter uma ereção

7. Dor ao ejacular ou urinar

8. Presença de sangue no sêmen

9. Vontade repentina para urinar

10. Dor na região dos testículos ou perto do ânus

Na presença desses sintomas, deve-se procurar o médico urologista para identificar a causa do problema e iniciar o tratamento adequado.

 

Cuidados para se ter uma próstata saudável

Evite comer carne vermelha – Homens que comem produtos mais gordurosos são mais propensas a desenvolver câncer de próstata .

Evite o amido e açúcar – Alimentos ricos em amido, como pão branco ou arroz, e os alimentos açucarados, como doces e refrigerantes, desencadeiam a inflamação no corpo.

Comer mais verduras – Comer gorduras que vêm de plantas é melhor do que comer os dos animais. Um bom exemplo é o uso de azeite para cozinhar em vez de manteiga, ou o uso de sementes ou nozes em vez de queijo.

O chá verde é bom – Tem havido uma série de estudos que mostram que os homens que bebem chá verde ou estão tomando extrato de chá verde têm risco menor de desenvolver o câncer de próstata.

Adote um estilo de vida mais saudável, faça exames regularmente e procure o médico assim que aparecerem quaisquer sintomas! A chance de cura do câncer de próstata é muito maior se identificado logo no início da doença!

Read more stories by just signing up

or Download the App to read the latest stories

Already a member? Log in