2º Seminário Nacional de Políticas Públicas LGBTI acontece antes da Parada

A programação do 2º Seminário Nacional de Políticas Públicas LGBTI traz quatro mesas redondas com especialistas na área, abordando o histórico dos órgãos gestores LGBT, iniciativas do governo e de organismos internacionais na área e ações LGBT no STF e Congresso Nacional. A entrada é gratuita e não é necessária inscrição prévia.

O evento tem o objetivo de avaliar as políticas públicas LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, travestis e intersexuais) do Governo Brasileiro (Municipal, Estadual e Federal) e debater questões de Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade. O seminário tem apoio da Secretaria, por meio da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, e realização da Casarão Brasil – Associação LGBTI e Fórum Nacional de Gestores e Gestoras Estaduais e Municipais de Políticas Públicas para população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Seminário Nacional

9h – Café da manhã

9h30 – Mesa Histórico dos Órgãos Gestores LGBT no Brasil. Participantes: Valdirene Santos – Assistente Social, Pós-graduada em Antropologia Social, Especialista em Políticas Sociais. Coordenadora do Centro de Referência LGBT de Campinas, Presidente do Fórum Nacional de Gestoras e Gestores Estaduais e Municipais de Políticas Públicas para a população LGBT – Fonges LGBT, Membro da Comissão Interfederativa de Gestores de Políticas Públicas LGBT da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos.

10h30 – Mesa do Governo Brasileiro (Pastas LGBTI)  Participantes: Cássio Rodrigo – Coordenador Estadual de Políticas para a Diversidade Sexual, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania  Ivan Batista – Coordenador de políticas para LGBT da Cidade de São Paulo  Marina Reidel – Diretora de Promoção de Direitos LGBT da Secretaria Nacional de Cidadania do Ministério dos Direitos Humanos. Mulher trans e artista visual.

13h – Intervalo para o almoço.

14h30 – Retorno

15h – Mesa Organismos Internacionais  Participantes: Riccardo Savone – Embaixador do Canadá no Brasil  João Carlos Prieto Garcia – politólogo da Universidade Nacional da Colômbia, especialista em comunicação e jornalismo da Universidade dos Andes, realizou estudos e pesquisas de pessoas com HIV na prisão modelo e em direitos humanos.

16h30 – Ações LGBT no STF e Congresso Nacional  Participantes: Dr. Paulo Roberto Iotti Vecchiatti – Mestre e Doutor em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino. Diretor-Presidente do GADvS – Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual e de Gênero.  Toni Reis – Diretor executivo do Grupo Dignidade. É integrante do comitê executivo da recém-fundada rede regional GayLatino e diretor-presidente da Aliança Nacional LGBTI.

18h – Encerramento

SERVIÇO: 

2º Seminário Nacional de Políticas Públicas LGBTI

Data: 2 de junho, sábado

Horário: das 9h00 às 18h00

Local: Auditório da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Rua Mauá, 51 – 1º andar

 

Foto em destaque por Efren Colombani