5 maneiras de melhorar sua relação com o celular no dia a dia

This post is also available in: English Español ไทย

Se você for como a maioria das pessoas, há uma boa chance de ter um smartphone. Na verdade, estou disposto a apostar que você está lendo este artigo nele agora mesmo. Como eu sei disso? Bem, não é porque sou psíquico. É porque uma pesquisa conduzida pelo conceituado Pew Research Center revelou que quase 77% de todos os americanos possuem algum tipo de dispositivo inteligente.

Embora a proliferação de telefones celulares tenha nos ajudado a permanecer mais conectados, há um argumento de que talvez nos tenhamos tornado MUITO conectados. Dada a forma como o smartphone se integrou no tecido da vida diária, existe alguma maneira de encontrar um equilíbrio? A resposta é sim, mas exigirá que você estabeleça limites fortes.

5 maneiras de melhorar sua relação com o celular no dia a dia:

1. Criar consciência sobre o uso

O primeiro passo para estabelecer um relacionamento mais saudável com seu smartphone é criar conscientização sobre o uso. Uma maneira eficaz de fazer isso é perguntar a si mesmo o seguinte: Eu preciso verificar isso agora?

A resposta pode muito bem ser sim. Mas na maioria das situações, provavelmente será não. A dura verdade é que a maioria de nós se tornou viciada em nosso smartphone.

E eu não estou apenas inventando isso. Pesquisas científicas recentes sugerem que muitos de nós se tornaram dependentes de nosso smartphone da mesma maneira que viciados se tornam viciados em substâncias. Isso leva a uma condição chamada phoneliness.

Ao criar uma conscientização sobre o quanto você interage com seu dispositivo, você estará em uma posição mais forte para promulgar limites saudáveis.

smartphone group 2

2. Faça do seu quarto uma zona livre de telefone

Seu quarto (e particularmente sua cama) deve ser pensado como um local sagrado para renovação. Mas cada vez que você traz seu smartphone com você para este espaço, você injeta toxicidade no ambiente.

Pense sobre isso por um minuto e isso fará sentido. Quando você coloca seu smartphone em sua mesa de cabeceira, está convidando seu chefe, família, amigos e colegas de trabalho para a sua cama com você. Você realmente quer essas pessoas lá?

Idealmente, seu quarto deve ser um lugar para dormir e fazer sexo. Faça um favor a si mesmo ao banir seu telefone para algum outro local.

3. Crie um tempo de interação noturno

Uma das coisas mais gratificantes sobre o smartphone é a sua capacidade de nos deixar interagir com os outros. Mas sem limites, esse benefício pode se transformar em algo insalubre.

Estou falando de atividades que desperdiçam tempo, como passar horas nas redes sociais quando seu objetivo era trabalhar em uma tarefa como atender às suas contas mensais ou limpar o banheiro.

Uma opção saudável é agendar um horário noturno dedicado ao uso de smartphones. Um exemplo pode ser a decisão de pular para o dispositivo das 7 às 8 da noite. Quando essa hora termina, o telefone é desligado.

4. Desligue-o para determinados eventos

Claro que ao sair por aí você tem que ter seu celular no bolso. Mas desligue seu telefone quando estiver em um encontro ou durante eventos familiares e durante atividades como caminhadas ou visitas a uma galeria de arte.

5. Considere uma desintoxicação de mídia social

Plataformas de mídia social como Facebook e Twitter podem ser excelentes canais de comunicação. Eles permitem que você saiba o que está acontecendo no mundo e discuta sobre assuntos importantes para você. Mas também podem tornar-se horrivelmente viciantes, agindo como esponjas do tempo que absorvem horas da vida diária.

Em vez de fazer algo drástico, como excluir suas contas de mídia social, uma solução mais realista pode ser ir em uma desintoxicação de mídia social.

Para conseguir isso, basta decidir em um período de tempo em que você fará uma pausa em aplicativos como Instagram, Facebook, Twitter e afins. A quantidade de tempo depende de você.

Seja o que for que você decida, ajuda as pessoas saberem que você está tirando tempo. Quando o intervalo começar, remova os aplicativos do seu telefone. Lembre-se, você sempre pode reinstalar no retorno.

De que maneiras você põe limites saudáveis em torno de seu smartphone? Compartilhe nos comentários.