Sorvete arco-íris da Rússia entra na mira da censura por “propaganda gay”

Sorvete arco-íris da Rússia entra na mira da censura por “propaganda gay”

Be first to like this.

Sorvete arco-íris da Rússia entra na mira da censura por “propaganda gay”. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, que recentemente fez chacota com hasteamento da bandeira LGBT na embaixada da dos EUA, solicitou no último dia 3 um “monitoramento público não agressivo” contra àquilo que considera “estilos de vida não tradicionais”, ou seja, qualquer coisa que “pareça” gay.

Segundo o site da Rádio Free Europe, durante uma reunião com um grupo de parlamentares que discutiam elaboração de emendas à constituição, uma das aliadas ao governo chamou atenção para um sorvete colorido cujo layout traz um arco-íris.

O sorvete industrializado de marca local traz em suas embalagens cores que apenas lembram um arco-íris lembrando vagamente uma bandeira do orgulho LGBT, mas para a chefe da União de Mulheres da Rússia, a embalagem, bem como o próprio doce “acostumaria as crianças” ao que o símbolo representa.

A empresa Chistaya Liniya, dona do sorvete Rainbow que fabrica o sorvete arco-íris, rejeitou qualquer associação do produto com a bandeira LGBT. “É um sorvete delicioso e de alta qualidade, com várias cores à base de corantes naturais”, disse Armen Beniaminov, acrescentando, “para nós, o arco-íris representa o sol depois da chuva, o fenômeno natural mais bonito. Não vemos qualquer comparação com o movimento LGBT ou seus símbolos”.

Lembramos que, em 2013, a Rússia já havia adotado uma lei que proíbe a “propaganda gay” a menores de idade censurando conteúdos com “ideias distorcidas sobre o valor social igualitário das relações sexuais tradicionais e não tradicionais”.

Ativistas de direitos humanos apontam para o crescimento dos crimes de homofobia na Rússia desde a aprovação da lei. No ano passado, a ativista LGBT Yelena Grigoryeva foi morta em São Petersburgo depois de aparecer em uma lista do grupo homofóbico Saw Against LGBT.

Related Stories

Fãs gays de futebol poderão levar bandeira do orgulho gay na Copa do Mundo na Rússia
Copa do Mundo na Rússia: comunidade LGBTI+ pode se unir contra a lei anti-gay
Padre diz que bandeira LGBT representa o caos e a maldade e foi criada pelo satanás
Grande parte da população russa acredita que LGBTs podem ser atacados durante Copa do Mundo
Quantcast