Split, curta de terror e homofobia de brasileiros é exibido em evento de cinema australiano

Split, curta de terror e homofobia de brasileiros é exibido em evento de cinema australiano

Be first to like this.

Split, em português, “separar”, conta a história aterrorizante de gêmeos siameses separados por um crime brutal de homofobia e de sua subsequente vingança. O filme foi exibido em um evento mensal de cinema em Melbourne, na Austrália, no dia 14 de março e, surpreendentemente foi exibido na abertura, tomando o público num misto de susto e tensão.

Felippe Canele, criador e diretor do filme, junto de seu marido – os dois atuam no filme como as personagens principais – falou ao Hornet: “Eu acredito que o fato de o meu marido e eu estarmos sempre muito próximos ou até de maneira um pouco mais íntima, como abraçados ou de mãos dadas nas ruas, faz com que as pessoas nos perguntem se somos irmãos, ou seja, dois homens só podem demonstrar carinho publicamente caso tenham o mesmo sangue”.

Assista Split

“Sempre que a gente responde que somos casados, as pessoas ficam bem surpresas. E isso não deixa de ser homofobia, mesmo que de uma maneira sutil. Por que um casal gay ainda assusta em 2019? Decidimos pintar o cabelo de azul, algo lúdico que pudesse nos caracterizar como “uma mesma pessoa” ou até siameses. O fato de irmãos já terem apanhado nas ruas também nos inspirou a fazermos este vídeo”.

O curta de ficção só traz de real a homofobia. Filmado quase que 100% com um celular, o roteiro sem falas, mas expressões de terror e sarcasmo, traz ao público a tesão do inesperado. Não é previsível, não é óbvio, nem estático. São minutos de tensão e de espera por um final (in)feliz do casal. Split merece atenção e promove uma reflexão sobre até onde a homofobia pode levar as pessoas.

Assistam e deixem um comentário sobre o que acharam do curta.

Related Stories

Romance “Armário Vazio Não Para em Pé” traz narrativa baseada em closes, corres e fatos verídicos
J.K. Rowling e transfobia: por que a escritora de Harry Potter tem sido cancelada?
Musical "Naked Boys Singing!" segue temporada no Rio de Janeiro
Quantcast