Terminar relacionamento é difícil, mas é possível fazê-lo sem ser um babaca

This post is also available in: English Español ไทย

Um rompimento é muito mais do que apenas o fim de um relacionamento romântico entre as pessoas. É também onde você mostra como você está relacionalmente saudável e quanto cuidado você tem com seus parceiros.

Nós tomamos muito cuidado e esforço em namorar e trabalhar na vida de nossos parceiros, mas depois estragamos tudo e corremos disso assim que o romance termina. Veja como terminar um relacionamento romântico sem ser um idiota.

1. Leve as coisas com compaixão

É uma pessoa da qual você está se separando, então saia com integridade e cuidado. Não o trate como se não tivesse valor, porque, independentemente do motivo pelo qual eles terminam, todas as pessoas merecem compaixão. Lembre-se, todos os relacionamentos curam ou ferem você, e não há valor em fazer parte da história de um trauma relacional de alguém. Deixe as pessoas melhores do que quando te conheceram, e é melhor ter te conhecido.

2. Não desapareça

Se você está namorando alguém definitivamente, então você assumiu a responsabilidade de estar em um relacionamento e isso significa ter que realmente terminá-lo se o seu nível de interesse mudar. Desaparecer, ficar em silêncio ou atrasar as respostas são táticas de crueldade. Não deixe que seu futuro ex-namorado tenha que passar o dia confuso, magoado e inseguro sobre o que está acontecendo. Também é um presente para si mesmo finalizar as coisas de maneira honesta e clara, para que você não tenha que carregar culpa ou constrangimento ao ver o próximo.

3. Seja honesto

Não seja vago, porque não há nada mais doloroso do que a falta de clareza sobre se você está ou não se separando, tomando espaço ou simplesmente infeliz e precisando de um tempo. Quando terminar, use essas palavras. E não diga coisas que “deixam a porta aberta”, se isso não for verdade, porque isso deixa o seu parceiro confuso, e isso é cruel. A coisa mais amorosa que você pode fazer é ser honesta e clara. Não há como terminar sem dor.

breaking up 2

4. Não o procure quando você estiver na solidão

Seu ex está curando e lamentando sua perda, e estender a mão para ajudá-lo na cura da dor do fim torna as coisas mais confusas enquanto tem apego. Muitas pessoas vão se agarrar a qualquer sinal de possibilidade e esperança, e isso não permite que elas sigam em frente e encontrem alguém que queira estar com elas. Estenda a mão somente se você quiser reparar as coisas, ou se ambos querem uma amizade.

5. Não crie confusões

Saia com amor para que uma amizade no caminho seja possível. Se você sair de uma forma dolorosa e traumatizante, então você não permite a possibilidade de amizade. Idealmente, romper não é um final completo para todas as formas de relacionamento, mas sim uma transição para um estilo de relacionamento não romântico.

6. Abra espaço para uma amizade

Ser amigo de ex é um sinal saudável e um presente. Todas as coisas que você valoriza umas nas outras ainda podem existir, além de um profundo nível de cuidado e intimidade. Só porque um relacionamento romântico não é mais possível, isso não significa que uma nova forma saudável de relação não possa existir.

7. Cuidado com as palavras

Apenas um detalhe, a forma como você rompe com alguém deve ser vista como você trata as pessoas em geral, e todos os futuros parceiros devem ver aquilo que você deixou como um aviso para o que eles podem esperar também. Quando as pessoas menosprezam seus ex, eles estão dizendo mais sobre quanta integridade eles trazem para um relacionamento. Aqueles que publicamente batem e atacam depois de se separarem não são seguros.

8. Seja legal quando ele arrumar outro alguém

Pode parecer estranho quando você vê um ex com outro pela rua, seja planejado ou não. Seja gentil diga olá. Todas as partes se sentem melhor quando bem tratadas, e ninguém sai feliz se olhares ou grosserias surgirem. Acalme-se, sorria e lembre-se de que seu ex é alguém por quem você se preocupou profundamente e que lidou com esses sentimentos.

Amizade é muitas vezes decepcionante . Você tem que estar disposto a terminar as coisas corretamente, ou então você não está emocionalmente maduro o suficiente para estar namorando alguém.

Deixar as pessoas magoadas no seu espelho retrovisor enquanto você anda em busca de amor não é bom. Namore com compaixão e honre seu parceiro quando faltar interesse ou química, terminando as coisas com cuidado e a possibilidade de ainda ser realmente amigos.

Tem uma história sobre término pra contar? Queremos saber. Deixe um comentário.

Dr. Chris Donaghue é palestrante, terapeuta e apresentador do podcast LoveLine, especialista semanal em The Amber Rose Show, e co-apresentador frequente da série de TV The Doctors. Ele já apresentou o WE Sex Box e é autor do livro Sexo Sem fronteiras: Sexualidade Autêntica numa Cultura Sexualmente Disfuncional que foi publicado em várias revistas profissionais e revistas de renome, incluindo o New York Times, Newsweek, Cosmo e National Geographic. Sigam-no no Twitter e no Instagram.