5 coisas que acontecem com seu corpo após um término de relação

This post is also available in: English Español Français Русский ไทย

Se você já passou por um término de relação, você já sabe que a experiência pode ser devastadora. É como estar entre a tristeza esmagadora e a solidão dolorosa.

De acordo com uma pesquisa científica, um rompimento é considerado um dos eventos mais estressantes da vida. Você provavelmente sabe de seus efeitos emocionais, mas sabia que os términos de relação podem ter consequências físicas?

O Hornet conversou com Frank Moore, um psicoterapeuta de Chicago que trabalha com homens e mulheres que buscam orientação logo após o rompimento.

“Há uma razão para a confusão, dificuldade de pensar, problemas de falar e desejos de carboidratos. É chamado de “luta ou fuga”, e é uma reação natural ao estresse extremo “, diz Moore.

breakup 2

Essa reação de “luta ou fuga” é uma espécie de reação interna primitiva que entra em ação automaticamente sempre que nos sentimos ameaçados.

A sabedoria convencional afirma que essa resposta é geralmente associada à circunstância física de uma pessoa, como ser perseguida por um urso. Mas, de acordo com Moore, um trauma emocional também pode desencadear essa reação.

“Os rompimentos são vistos como um estressor pelo corpo humano. Não discerne se a origem desse estresse vem de um coração partido ou de um assaltante. De qualquer forma, o corpo vai responder da mesma forma. Exemplos incluem tremedeiras, sensação de frio, boca seca, pele pálida e às vezes sudorese ”, diz Moore.

Ele acrescenta: “Nos casos em que uma pessoa experimenta estresse por causa de algo transitório, como se fosse perseguido, a resposta do corpo geralmente é temporária. Mas no caso de separações, os efeitos do estresse são mais duradouros. Ao longo do tempo, isso pode ter um efeito cumulativo. Quando não tratada, algumas pessoas experimentam formas clínicas de ansiedade e até depressão”.

Usando a resposta “lutar ou fugir” como pano de fundo, vamos analisar cinco maneiras pelas quais um rompimento pode afetar seu corpo.

1. Seus padrões de comer e dormir podem mudar.

Flutuações hormonais podem ocorrer imediatamente após um término. Estes podem desencadear uma variedade de sintomas, incluindo problemas com o sono e alterações no apetite.

Enquanto o corpo tenta se adaptar, o cérebro envia sinais para a glândula adrenal. Isso desencadeia uma inundação de cortisol que diz ao sistema digestivo para desacelerar. Uma dor de estômago, cólicas, diarréia e constipação às vezes podem ser um resultado desagradável.

Como ferramenta de enfrentamento, algumas pessoas buscam alimentos de conforto. Exemplos incluem alimentos pesados em carboidratos, como sorvete ou bolo. Essas coisas não apenas ajudam a pessoa a sentir-se satisfeita, mas também fornecem uma dose de energia necessária.

Problemas com o sono também podem acontecer após um rompimento, incluindo hipersonia e insônia, de acordo com Christina Hibbert, autora do livro (sem tradução ainda) Who Am I Without You?: Fifty-Two Ways to Rebuild Self-Esteem After a Breakup.

2. Você pode ter um sintoma de abstinência semelhante à cocaína.

Dependendo da intensidade do vínculo relacional, a decisão de se separar (ou de ser descartado) pode desencadear sintomas de abstinência que refletem o que acontece no vício.

Em 2011, pesquisadores da Universidade de Columbia University apresentaram dados de uma pesquisa que demonstraram desejos semelhantes após um término.

O interessante é que as mesmas áreas do cérebro que são estimuladas por um rompimento também são as mesmas que são ativadas para viciados em cocaína durante a abstinência.

Os cientistas acreditam que, para as pessoas apaixonadas, há aumento da produção do neurotransmissor dopamina, um composto ligado ao sistema de recompensa da mente / corpo.

Nos dias que se seguem a um término de relação, essa área pode entrar em overdrive, fazendo com que você fique obcecado com a pessoa e não receba recompensas. Como resultado, os sintomas de abstinência podem ocorrer.

breakup 1

3. Seu sistema imunológico pode estar enfraquecido.

Se você já passou por um término, você provavelmente sabe que a experiência pode fazer você se sentir uma porcaria. Acontece que o desgosto pode bloquear certas partes do sistema imunológico que ajudam a proteger contra os vírus, de acordo com o Dr. Tyler Fortman, um psicólogo clínico especializado em problemas de relacionamento.

Falando ao Hornet sobre esta questão, Fortman diz: “O corpo entra em um estado enfraquecido depois de um rompimento. Não é incomum que alguém se sinta mais fisicamente sensível e experimente a dor mais intensamente”.

4. Você pode entrar em colapso.

De acordo com um estudo publicado em 2007 pela Universidade de Wake, pessoas são mais propensas a entrar em colapso quando experimentam altos níveis de estresse (como uma divisão). Isso faz sentido quando se considera o trauma emocional que uma pessoa experimenta nos dias e semanas após um colapso relacional.

O estudo da Wake provou que o estresse contínuo pode causar inflamação. E, no caso de você não saber, a acne é considerada uma doença inflamatória.

5. Seu coração pode aumentar temporariamente

Acredite ou não, seu coração pode aumentar temporariamente depois de um rompimento, de acordo com o material publicado pelo The American Heart Association (AHA).

Chama-se síndrome do coração partido, uma condição que pode ter sérias consequências, como a insuficiência do músculo cardíaco. De acordo com o site da AHA, “uma parte do seu coração aumenta temporariamente e não bombeia bem, enquanto o resto do seu coração funciona normalmente ou com contrações ainda mais fortes”.

Embora os dados sugiram que essa síndrome afeta principalmente as mulheres, os homens também podem ser afetados. A boa notícia é que a ampliação é apenas temporária, acontecendo apenas uma vez a uma pessoa durante sua vida.

Você já experimentou um término de relação dolorido? Conte pra gente nos comentários.