Tom Daley denuncia criminalização de gays com sua visibilidade nos Jogos da Comunidade

This post is also available in: English Русский Türkçe

Parabéns, Tom! O atleta assumidamente gay ganhou sua quarta medalha de ouro nos Jogos da Comunidade da Austrália (com seu parceiro de piscina, Dan Goodfellow). Claro, ganhar uma medalha dessas te dá uma baita de uma visibilidade, e essa vitória de Tom permitiu que o atleta protestasse pelo fim da criminalização da homossexualidade pela comunidade inglesa.

Os jogos deste ano – bem parecidos com as Olímpíadas, porém apenas para 53 países – foram sediados na Austrália, na Costa Dourada. A Austrália legalizou recentemente casamento entre pessoas do mesmo sexo, depois de uma polêmica votação. Daley falou à BBC:

Chegar na Costa Dourada e poder viver como um gay assumido é muito importante. Você quer se sentir confortável com quem você é, quando você está em pé ali em cima da prancha de salto, mas para 37 das nações que estão participando dese evento, isso não é possível.

Tom Daley, Great Britain, United Kingdom, Dick, Bulge, Olympics, London
Tom Daley, da Grã-Bretanha

David Grevemberg, o chefe executivo dos Fundação Jogos da Comunidade, disse que está trabalhando para que todos possam ser bem-vindos nos jogos. E ainda disse que os últimos dois eventos, em 2014 e 2018, foram “os eventos mais inclusivos da história do nosso movimento”. Em 2014, John Barrowman, beijou outro homem durante a cerimônia de abertura.

Grevemberg complementou: “esperamos que o Movimento dos Esportes da Comunidade estejam desempenhando um papel importante na abordagem mundial sobre tolerância, empoderamento e reconhecimento legal para todos”.

Tom Daley também falou sobre seu próximo evento, as baterias mundiais de salto e mergulho, que começa neste mês de maio na evidente nação homofóbica Rússia. Ele disse “Eu tenho que ser reconhecido como um marido no meu passaporte. Ir para a Rússia pode ser assustador – você tem que competir enfrentando muitas pessoas que sabem que sou casado com um homem. Você tem que enfrentar essas coisas e fazer a diferença”.

O que achou da vitória de Tom Daley, que levou uma medalha de ouro nos Jogos da Comunidade? Deixa seu comentário pra gente aqui embaixo!

Imagem em destaque por Tom Daley