Vários astros de Hollywood se recusaram a fazer ‘Brokeback Mountain’, entenda

This post is also available in: English Español ไทย

Gus Van Sant está promovendo seu novo filme e são suas revelações sobre alguns filmes gays que ele não dirigiu estão ganhando atenção. Van Sant disse ao IndieWire que ele foi abordado para dirigir tanto Brokeback MountainCall Me By Your Name.

Ele elogiou o diretor de Call Me By Your Name Luca Guadagnino, dizendo que se ele tivesse feito aquele filme, não teria feito tão bem. “Eu não acho que teria sido melhor do que se eu tivesse dirigido”, disse Van Sant. “Eu acho que foi ótimo. Eu gosto do filme. Eu acho que o sentimentalismo, e o final do filme era algo que provavelmente não estava no livro da mesma forma. Talvez estivesse no livro, mas eu acho que o filme tem algo realmente ótimo… não tenho certeza se teria terminado no mesmo lugar.”

O cineasta fora, que estava quase fechando para dirigir the Brokeback Mountain, também revelou que inúmeros astros masculinas conhecidos rejeitaram os papéis de Ennis e Jack. “Ninguém queria fazer isso. Eu estava trabalhando nisso, e senti que precisávamos de um elenco realmente forte, como um elenco famoso. Isso não estava dando certo. Perguntei aos mais cotados: Leonardo DiCaprio, Brad Pitt, Matt Damon e Ryan Phillippe. Todos eles disseram que não.

Diana Ossana, que produziu Brokeback Mountain com James Schamus, confirmou a declaração de Van Sant. “Sim, todos aqueles jovens cavalheiros [na época] rejeitaram o projeto, por várias razões,” disse ela ao Indiewire. Ossana também adaptou o roteiro com Larry McMurtry de um conto de Annie Proulx.

Brokeback Mountain
Photo of ‘Brokeback Mountain’ via Focus Features

Olhando para trás, Van Sant diz que se arrepende de procurar por atores-nomes em primeiro lugar. “O que eu poderia ter feito, e o que eu provavelmente deveria ter feito, era ter visto um elenco de atores mais desconhecidos, não me preocupado com quem eram os atores principais.”

Van Sant, que ajudou River Phoenix e Keanu Reeves a aparecer no My Own Private Idaho 14 anos antes, disse que “não estava pronto” para apresentar artistas menos conhecidos em Brokeback. “Eu não tenho certeza do porquê. Houve apenas uma espécie de soluço da minha parte. Havia algo fora de mim, eu acho, o que estava acontecendo.”

Ossana acrescentou que vários diretores notáveis também recusaram o filme: “Ninguém se comprometeria. Enviamos para Edward Norton, Joel Schumacher e dezenas de pessoas para dirigir, e todos voltaram dizendo que adoraram, mas ninguém iria se comprometer. Eles não nos deram nenhuma desculpa real por que não. Eu acho que eles viram o tema como algo muito difícil”.

Por fim, dirigido por Ang Lee, Brokeback recebeu excelentes críticas pelos atores Heath Ledger e Jake Gyllenhaal e indicações ao Oscar de Melhor Diretor, Melhor Adaptação.

Quais atores você gostaria de ter visto fazendo o filme Brokeback Mountain?