Christiane F
Christiane F

“Christiane F.” traz sexo e drogas aos palcos em resultado de oficina com leitura pós-dramática

Christiane F. assombrou o imaginário de todo LGBTI nascido nos anos 80 e continua influenciando a vida de jovens que encontram na história da menina de 13 anos um refúgio para seu presente. Sim, o best-seller “As Crianças da Estação Zoo” foi uma espécie de revistinha pornô que se lia escondido dos pais e posteriormente virou “exemplo” passado em salas de aulas para ensinar os alunos o que jamais fazer.

Dan Rosseto, premiado diretor de teatro, já falamos de suas personagens LGBTI aqui, não poupou seus alunos em sua última oficina que apresenta resultado neste final de semana. Sob direção cênica e produção dura, sem frescuras ou romances dos tradicionais musicais, Dan explora canções de Pitty e David Bowie em uma timeline absolutamente perfeita a fim de contar – ou não – a história de Christiane (ou de seu próprio elenco? Não sabemos).

As cenas fortes de estupro, de jovens usando drogas envolvidos em prostituição apenas ilustram a mensagem que o diretor refaz e adapta para os dias de agora: você é louco sim, somos todos loucos e seremos sempre loucos. Mas loucos que amam.

O elenco jovem imergiu no curso e agora encara o desafio de afrontar a plateia com personagens elevados à potência máxima de suas interpretações caricatas e angustiantes. A maior parte não viveu as intempéries que Christiane viveu, mas mergulhou tão positivamente na história, que os apenas 3 meses de estudo foram transformadores em suas vidas.

A tradicional veia de protesto e provocação do diretor surge em máscaras, placas com dizeres, pouca roupa e símbolos: “Christiane sobreviveu, a gente sobrevive também”, diz Rosseto, que reserva uma surpresa no fim do espetáculo: a verdade de cada um!

O musical-oficina, que tem livre adaptação do livro e filme homônimo, convida o público a refletir sobre os caminhos que tomamos na vida e de que forma esses caminhos influenciam outras vidas para bem ou para o mal. Tem que assistir de cara limpa, de mente vazia, de corpo leve e de coração aberto.

 

SERVIÇO

EU, CHRISTIANE F.
Ópera Rock Pós Dramática inspirada no livro “As Crianças da Estação Zoo” e no filme homônimo, com canções de Pitty e David Bowie. Oficina de teatro musical de Dan Rosseto

Dias: 07 e 08/12.
Horário: 19h e 21h.
Cia da Revista, Alameda Nothamann 1135
INGRESSOS NA PORTARIA OU COM O ELENCO