Saiba tudo sobre suor, cheiros e manchas na axila com nossos especialistas

This post is also available in: English Español

Não importa a estação do ano, de alguma forma suas axilas vão transpirar e as reações desse suor pode variar com a temperatura, produto que você usa e até por questões de saúde. Alguns caras não gostam de suor e odor nas axilas, outros adoram ou evitam usar antitranspirantes e desodorantes por medo de manchas nas camisas favoritas. Então o que fazer? Falamos com o Dr. Terrence Keaney, um dermatologista especializado em pele masculina, e consultamos outros especialistas para ajudá-lo a parar de ter medo de suor, cheiro e manchas nas axilas.

O suor nas axilas ou o cheiro não são higiênicos?

O suor é apenas um recurso que o corpo usa para se esfriar em dias quentes ou teríamos convulsões por superaquecimento, diz o Dr. Constantine George, um especialista internacional em medicina dermatológica.

Enquanto o odor das axilas pode ofender alguns narizes, o odor não vem do suor e uma axila com odor não significa que uma pessoa está suja, significa apenas que uma pessoa tem uma quantidade maior de organismos microscópicos chamados corynebacterium vivos nas suas axilas.

Todos nós temos corynebacterium vivendo em nossas axilas. De fato, os biólogos evolucionistas acreditam que as glândulas sudoríparas “apócrinas” especialmente nas axilas e na virilha trabalham em conjunto com a corynebacterium para criar um aroma pessoal que ajuda os humanos a atrair e marcar seus parceiros sexuais.

O corynebacterium transforma as gorduras e proteínas em nosso suor em compostos químicos que têm “um odor pungente particular”, diz o dermotologista Chris Callewaert.

Quanto mais tempo você passar sem lavar as axilas, mais fortes se tornam esses odores. Certos alimentos podem alterar o seu odor, Dr. George diz, mas o odor sozinho não indica impureza, mesmo que muitas pessoas pensem que sim.

antiperspirants and deodorants 02

Os antitranspirantes e desodorantes são ruins para o corpo?

Dr. Keaney diz, “Há fortes evidências de que antitranspirantes e desodorantes são seguros e não causam problemas de saúde a longo prazo, não há pesquisa científica que apoie essa preocupação.

A maioria dos desodorantes funciona tornando a axila muito salgada ou ácida para que as bactérias causadoras de odores sobrevivam. Muitos antitranspirantes funcionam como desodorantes usando produtos químicos como alumínio e zircônio para literalmente entupir as glândulas sudoríparas das axilas. Sem suor, as bactérias não podem criar compostos fétidos.

Para que as substâncias químicas nos antitranspirantes e desodorantes o prejudiquem, você teria que consumir quantidades massivas em vez de borrá-las levemente sob seus poros.

E, no entanto, em meio às centenas de diferentes desodorantes e antiperspirantes, o Dr. Keaney diz que o “certo” a ser usado “realmente se resume à sua preferência pessoal”.

“Se o odor é um problema, use um desodorante. Se a transpiração é um problema, use um anti-transpirante “, diz ele.

Quais antitranspirantes e desodorantes reduzem manchas na roupa?

antiperspirants and deodorants 03

Se você está tentando evitar manchas de axila em suas camisas favoritas, o culpado habitual é o cloreto de alumínio, um ingrediente comum nos antitranspirantes que obstruem temporariamente as glândulas sudoríparas. O ácido também contribui para manchar a roupa.

Enquanto o Dr. Keaney sugere antitranspirantes Dove Men + Care Stain Defense, algumas outras marcas como Arm & Hammer também vendem versões sem mancha. Também é aconselhável usar apenas uma fina camada de desodorante ou antitranspirante em vez de usá-lo em excesso.

No entanto, alguns antitranspirantes e desodorantes ainda podem causar irritação da pele ou até mesmo um cheiro desconhecido na axila. Se você está tendo problemas também, o Dr. Keaney aconselha a procurar um dermatologista.

Qual desodorante é o melhor para você? Deixe um comentário.