5 dicas para pessoas LGBT criarem senhas mais fortes para smartphones

This post is also available in: English Español ไทย Türkçe العربية

A segurança do telefone é mais importante do que nunca. Não só existem ladrões e golpistas tentando obter seus dados, mas se você estiver em um país onde ser LGBT é ilegal, você definitivamente vai querer ter certeza de que seu telefone está seguro para evitar chamar a polícia. Felizmente, existem alguns passos fáceis que você pode seguir. E não importa se você tem um iPhone ou usa o sistema operacional Android.

1. Uma senha forte é a primeira linha de defesa quando se trata de segurança do telefone

Você provavelmente já usa um código de acesso para acessar seu telefone, seja o Touch ID do iPhone, uma senha numérica ou os padrões do Android. (Se você não tiver um código de acesso no seu telefone, pare o que está fazendo e configure isso agora.) Mas é bom ter certeza de ter um mais forte.

Honestamente, você vai querer usar a senha numérica (ou, até mesmo, uma senha alfanumérica). Outros métodos são mais fáceis de quebrar, particularmente com os padrões Android – os óleos naturais do seu corpo irão fornecer o código se você esquecer de limpar sua tela.

iPhones e Androids têm como padrão uma senha de quatro dígitos, o que é certo, mas, na verdade, você vai querer algo mais forte. Matematicamente, uma senha de quatro dígitos oferece apenas 10.000 combinações possíveis. Felizmente, o iPhone permite que você personalize isso. Eles não apenas oferecem uma senha de seis dígitos, que fornece um milhão de combinações, mas também é possível criar um código numérico personalizado, que pode ser o tempo que você quiser. E se isso não bastasse, você pode criar um código alfanumérico que inclui letras maiúsculas, minúsculas e símbolos.

iphone phone security passcode

Para alterar a senha do seu iPhone a partir de quatro dígitos, é simples. Vá para “Configurações” e escolha “ID de toque e senha”. A partir daí, toque em “Alterar senha”. Você receberá imediatamente a opção de começar com um código de seis dígitos. Basta tocar em “Opções de senha” e você pode optar por fazer um código numérico personalizado ou alfanumérico personalizado. Entre, confirme.

Além disso, recomendamos que você não use nenhum número que tenha significado para você – sem endereços, números de telefone, seu número de seguro social. Não só são mais fáceis de adivinhar se um hacker em potencial sabe sobre você, mas se o invadirem de qualquer maneira, você acabou de dar a eles um pouco mais de informação sobre você.

2. Ativar a autenticação de dois fatores

Felizmente, isso é algo que pode ser feito em iPhones e Androids. O que a autenticação de dois fatores faz é que você precise de duas chaves para entrar no seu telefone. Embora possa parecer uma dor no começo, o benefício de segurança do telefone vale a pena. Você encontrará “autenticação de dois fatores” nas configurações e pode simplesmente ativá-lo e seguir as instruções.

Geralmente, o que acontecerá é que você digitará sua senha e receberá uma chamada telefônica ou uma mensagem de texto para uma conta diferente com um segundo código que precisará inserir.

3. Use apenas aplicativos das lojas oficiais

Isso é mais para usuários do Android, pois é mais difícil instalar aplicativos de terceiros em um iPhone. Mas de qualquer forma: instale apenas aplicativos da loja oficial do Google Play ou da App Store da Apple. Tanto o Google quanto a Apple têm requisitos rigorosos, e você pode ter certeza de que não haverá backdoors secretos nos aplicativos que você baixar. Se você for a um site não oficial, no entanto, você não tem essa garantia.

4. Criptografar seu dispositivo

Este é apenas para usuários do Android (desculpe, os usuários do iPhone – consolem-se com seus senhas complexas). Os telefones Android podem ser criptografados para ajudar a ocultar suas informações. Simplesmente vá para Configurações, depois Segurança, Criptografar dispositivo e siga as instruções.

5. Use um gerenciador de senhas

Como Darth Helmet diz, 12345 “é o tipo de coisa que só um idiota faria!” Não faça uma senha simples como essa – quanto mais complexo, melhor. Mas infelizmente, senhas mais complexas são difíceis de lembrar.

XKCD password strength phone security
XKCD comic by Randall Munroe

Se você não é bom em dispositivos mnemônicos, baixe um programa de gerenciamento de senha móvel. Androids tem um embutido, mas se você tem um iPhone, ou simplesmente não quer usar a função interna, você pode baixar um aplicativo como LastPass ou 1Password.

Tem alguma dica interessante de segurança? ? Deixe nos comentários.