Como ser ‘eu’ depois de ser ‘nós’: 9 chaves da cura após um término

This post is also available in: English Español Français ไทย

A dor do fim de um relacionamento amoroso pode ser caótica e deixa muito espaço para que muitos de nós se sintam solitários e perdidos. Depois de um rompimento, a nova identidade de ser “eu” depois de ter vivido como “nós” é dolorosa.

Uma vez uma coisa fundida com a outra, nossos cérebros ficam literalmente conectados e separados apenas pela nossa pele, estamos perdendo uma parte antiga de nós mesmos. Isso é tanto o belo presente quanto a maldição de amar profundamente outra pessoa. A dor é um sinal de quanto amor havia, e há tanta beleza nisso. Mas há coisas que você pode fazer para tornar sua jornada após um término da cura.

Veja 9 maneiras de auto-recuperação após um término:

1. Não pense em termos de sucesso ou fracasso.

Um relacionamento bem sucedido não é sobre o seu período de tempo, mas quão bom de um parceiro ele era. Muitos relacionamentos românticos irão terminar, e isso é sempre uma coisa boa.

2. Não se rasteje

Deixe a coisa ir totalmente, o que significa deixar o relacionamento psicologicamente e fisicamente. Se você ainda está com dor depois de um rompimento, não vá procurar nada nas redes sociais. Isso poderá manter seu ex ainda psicologicamente muito presente em sua vida.

3. Fique aberto para a dor e não evite a dor e os sentimentos residuais.

Você está ferido. Nós não tratamos feridas emocionais com o mesmo respeito que as feridas físicas. (Seu chefe entenderá melhor as necessidades especiais de uma perna quebrada do que um coração partido, por exemplo). Mas você precisa. Peça o tempo que você precisa e honre que você tenha uma lesão.

4. Cuidado consigo mesmo é importante.

Concentre-se em atividades verdadeiramente nutritivas e curativas após um rompimento. Comer saudável, dormir o suficiente, se exercitar e muita socialização com os amigos. O autocuidado é por vezes mal entendido e não inclui fazer coisas que o destroem.

after a breakup 2

5. Aprenda com isso tudo.

Relações anteriores podem mostrar padrões e capacidades relacionais problemáticas que temos. Olhando para trás, nossas falhas aquilo que podemos aprender a ser melhores da próxima vez.

6. Não fale no seu ex ou deixe seus amigos falarem sobre seu ex.

Conversas sem fim sobre como eles eram apenas uma chateação, você fica preso e se sentindo mal. Além disso, deixe seus sentimentos feridos fora de sua mídia social. Isso não apenas o curará depois de um rompimento, mas o venderá como alguém que não consegue lidar com seus sentimentos feridos.

7. Não se limite de forma alguma a namorar novamente e a sair pra fazer sexo.

O período de tempo entre o passado e um relacionamento mais recente não determina sua saúde ou sustentabilidade. Pode ser muito saudável e bom para sua autoestima se sentir desejado novamente.

8. Deixe espaço para um futuro relacionamento de algum tipo.

Talvez você romanticamente volte a ficar junto, talvez não. Mas a amizade com um ex é um presente. Você consegue manter e ter em sua vida todas as coisas não-românticas que você valoriza umas nas outras. É um sinal de saúde ser amigo de ex-namorado, porque mostra que você sabe como deixar o romance com integridade.

9. A dor de terminar um relacionamento romântico não é desculpa para mau comportamento.

De maneira amorosa, trabalhe da maneira que conseguir, sem pressa. Aceite novas pessoas e coisas excitantes em sua vida para substituir um pouco da dor e da solidão.

Como você se recuperou de um término difícil? Conte pra gente nos comentários.

Dr. Chris Donaghue é palestrante, terapeuta e apresentador do podcast LoveLine, especialista semanal em The Amber Rose Show, e co-apresentador frequente da série de TV The Doctors. Ele já apresentou o WE Sex Box e é autor do livro Sexo Sem fronteiras: Sexualidade Autêntica numa Cultura Sexualmente Disfuncional que foi publicado em várias revistas profissionais e revistas de renome, incluindo o New York Times, Newsweek, Cosmo e National Geographic. Sigam-no no Twitter e no Instagram.

.

(Visited 99 times, 1 visits today)